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Eu, Paulo Trindade fundei a "LOJA MAÇONICA JESUS NAZARENO" E PROCURO "IRMÃOS' E "IRMÃS" www.lojamaconicajesusnazareno.comunidades.net

ATEUS E ATIVISTAS DO ATEÍSMO E MULHERES SÃO BEM-VINDOS

Somente serão aceitas pessoas com as seguintes características :
1- Com saude , físico e olhos imperfeitos SEM filhos biológicos
2- Com saude , fisico e olhos perfeitos sem filhos biológicos ou com com filhos biológicos.
3 - Pessoas que não tenham as características citadas que tenham permissão do Fundador dessa Loja Maçonica.

Esse grupo tem por objetivos:
1 -Conseguir trabalho para os "irmãos" ou conseguir melhores trabalhadores para os " irmãos".
2 - Distribuir a "FÓRMULA PARA ACABAR COM POBREZA E CRIMES" elaborada pelo fundador da Loja Maçonica.

3- Fazer mobilização politica :

A favor de Partido Único Não-Eleitoral e regime Parlamentarista de governo

A favor de jornada de trabalho de 40 horas semanais e 8 horas diárias para todos os funcionários da Administração Pública e Empresas Estatais

A favor do "JUS POSTULANDI" ( Justiça Sem Advogado) Em nove paises europeus qualquer pessoa pode atuar nos tribunais sem advogado em causa própria em todas as áreas do Direito inclusive criminal..

A favor de Ensino a Distancia de Ciencias Jurídicas e de cursos de primeiro e segundo grau. Os estudantes fazem prova e sendo aprovados adquirem a graduação.

A favor de Emenda Constitucional proibindo qualquer tipo de acumulo de cargos públicos. Exemplo : um capitão reformado que seja eleito presidente da republica ou vereador deverá renunciar ao pagamento de sua aposentadoria como militar. .

Contra cotas raciais em concursos públicos.

Contra os MAÇONS DISCIPULOS DE LÚCIFER

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Proponho ao Governo Federal a criação de sitios na zona rural para as pessoas traficantes de drogas condenados que não sejam viciados e sim apenas pessoas com saude e físico e olhos perfeitos com filhos biologicos menores de 21 anos para tratar . Devem ser casados com pessoa com as qualidades descritas. Esses traficantes serão bem remunerados para servir os viciados drogas no sitio. Peço comentarios para essa proposta

 

 

 

 

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O MELHOR VIDEO MOTIVACIONAL DO YOU TUBE

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Eleito o Melhor Vídeo Motivacional 2015 - YouTube

O melhor Vídeo Motivacional dos últimos anos. Ultrapassou 40 milhões de acessos na Web. Já possui ...

 

 

Você aprende ( narrado) - YouTube Wiliam  Shakespeare

 A VERDADE QUE NÃO TE CONTAM (video visto por 293.430)

Jesus é um mito astrológico, e que a Bíblia se trata de uma miscelânea de histórias baseadas em princípios astrológicos pertencentes a civilizações antigas.

  Assista a Pregação do Pastor Adélio sobre RELIGIÕES

O solteirão sem filhos Padre Marcelo divulgou método para não atacado por cães que era olhar para o Céu e dias depois foi mordido.......

 

 

 
 
 
 
 

Jesus é um mito astrológico, e que a Bíblia se trata de uma miscelânea de histórias baseadas em princípios astrológicos pertencentes a civilizações antigas.

 

  Assista a Pregação do Pastor Adélio sobre RELIGIÕES

 

O solteirão sem filhos Padre Marcelo divulgou método para não atacado por cães que era olhar para o Céu e dias depois foi mordido.......

 

 

Assistam a Pregação de um "Pastor Ateu" em uma igreja atéia -CLIQUE AQUI

Clique aqui para escutar pregação do Pastor Adélio sobre CURA ATRAVÉS DE ORAÇÃO  

Imagem inline 2

 

Oração criada pelo fundador  da  SECHO-NO-IE

 

Esta matéria do Fantástico,nos mostra uma lista de alimentos saudáveis que devemos consumir para ter saúde e para o cérebro  funcionar melhor.

 

 

 

 

Conheçam essa historia que comoveu o mundo inteiro.     CLIQUE AQUI

foto pronta


Nos últimos anos, este local se converteu numa pequena atração turística. Todo mês de abril, milhares de pessoas vem ver o incrível tapete rosado que cobre o imóvel

A esposa do proprietário dessa casa ficou cega e como ela estava muito triste ele pegou ferramentas e durante 20 anos e construiu um jardim de 3000 m2 de flores em homenagem a ela.


Assistam essa Pregação de um "Pastor Ateu" em uma igreja atéia -CLIQUE AQUI

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Dança religiosa "Azeite Quente"

CLIQUE AQUI

e assista

E ainda acham ruim quando se faz piadas das religiões.

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As atitudes de Sócrates e Jesus diante da morte

 

 

PROBLEMA: Gênesis 1:27 diz que "criou Deus...

o homem à sua imagem". Mas em Gênesis 3:22,

Deus diz: "O homem se tornou como um de nós,

conhecedor do bem e do mal". O primeiro

versículo dá a entender que o ser humano foi

criado como Deus é, e o segundo parece afirmar

que ele tornou-se igual a Deus. 

 

Somente os comunistas verdadeiros  e os ativistas do ateismo consequem  derrotar os Maometanos   www.comunistasverdadeiros.tk  

Crianças podem casar com adultos no islão .  37.000 meninas com menos de 18 anos são obrigadas a se casar todos os dias
13 milhões de meninas menores de idade casada cada ano
Meninas com menos de 15 tem cinco vezes mais probabilidade de morrer no parto.  

Em muitas partes do mundo islâmico, meninas, algumas com apenas 7 ou 8 anos de idade, são forçadas a casarem com homens adultos. Muitas vezes, as cerimônias de casamento são feitas em bloco, como a foto acima mostra. Só se pode estremecer de horror  pensar que, provavelmente, todas essas meninas pré-púberes sejam forçadas a ter relações sexuais com seus maridos  na noite de núpcias. Afinal de contas, este tipo de pedofilia institucionalizada e estupro é endossado por líderes islâmicos como o imbecil aiatolá Khomeini do Irã.

Cri

1h

Somente os comunistas verdadeiros  e os ativistas do ateismo consequem  derrotar os Maometanos   www.comunistasverdadeiros.tk  

Os Maometanos Terroristas são "funcionários da teocracia" com salários milionários que matam inimigos em nome  do deus Alá  ......Recebem salários mensais de milhões de dólares que enviam para paises ocidentais  onde certamente fazem  a maometanos "lavagem" isto é, uma sorveteria  tem 24  frequeses mensais e tem faturamento de milh~es de dólares. e os funcionários são Maometanos que agem honestamente com medo de serem assassinados


Sodomisar crianças é galopante em todos os países muçulmanos. Sodomisar crianças e animais é um passatempo aceitável em países islâmicos e foi mesmo santificado em fatwas pelo ex-líder iraniano Ayatollah Khomeini e outros clérigos islâmicos. É difícil para as pessoas normais para compreender a total perversidade e depravação dos muçulmanos, especialmente na área da pedofilia, mas os muçulmanos consideram que eles têm o direito de abusar sexualmente de seus próprios filhos como uma coisa natural.

 

 O faraó Akhenaton criou o culto ao  Deus Aton

 

 

 

 

Akhenaton foi um grande faraó da XVIII Dinastia egípcia, que governou por 16
anos, de 1352 a 1336 a.C. Foi muito importante para a história do Egito, pois
durante seu reinado tentou realizar diversas mudanças na cultura egípcia.
Acima: O Disco solar representando ATON o doador da Vida simbolizada
pela Cruz Ansata (o Sagrado ANKH dos egípcios) nas mãos de Aton,
o DOADOR DA VIDA.
Os Comunistas Verdadeiros  em aliança com Jair Messias Bolsonaro  e os Ateus
e Ativistas do Ateismo irão derrotar  os Maometanos

 

 

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www.livrespensadores.net

 

http://kdfrases.com/frase/134199

Robert G. Ingersoll

Nascimento: 11 de Agosto de 1833
Biografia: Robert G. Ingersoll foi um livre pensador norte-americano do século XIX, um orador e líder político norte-americano, notável por sua cultura e defesa do agnosticismo.
Celso Brant
Deputado federal Minas Gerais
Período 1957-1964
Vereador Bandeira de Belo Horizonte.png
Vida
Nascimento 16 de dezembro de1920
DiamantinaMG
Morte 24 de abril de2004 (83 anos)
Belo HorizonteMG
Dados pessoais
Partido  
Profissão Jurista, escritor e professor

Obras

  • Poesia Ameríndia;
  • Fatores genéticos da literatura;
  • A arte e a vida;
  • A arte e a religião;
  • A saudade em outras terras;
  • A música na Inglaterra;
  • Teoria Geral do Serviço Público;
  • Bach, o quinto evangelista;
  • Canção do trabalho obscuro;
  • O Estado moderno e o direito internacional
  • O bicho-de-pé;
  • O conceito da cultura;
  • A mobilização nacional;
  • Terceiro mundo, terceiro caminho, terceiro milênio;
  • Teologia da Libertação versus Teologia da Submissão;
  • Quem tem medo da moratória?;
  • Projeto Tiradentes;
  • A Nova Inconfidência (volumes I e II);
  • A Guerra do Golfo Pérsico e o futuro do petróleo no mundo.

 

O Aparecimento dos Seres Vivos

por Galeno Alvarenga 

 

 Psiquiatra Galeno Procópio de Belo Horizonte escreveu:

A Paleontologia, a Antropologia, a Paleoantropologia e a Pré-história, bem como

outras ciências do homem, nos ensinam que a vida nem sempre existiu, e mais,

sabemos que a organização do Universo nem sempre existiu.

A matéria manifestou-se de um caos primordial e, sem um nome melhor para dar,

essa explosão tem sido chamada de "big bang" . Muitos criticam essa idéia e, pior

ainda, todos sabem que este é um péssimo nome, mas acabou por cristalizar-se.

Da explosão inicial originou-se, pouco a pouco, tudo que existe no Universo.

A expansão continua com uma velocidade 15% mais rápida do que a iniciada há

quinze bilhões de anos atrás. Os produtos reconstruídos dessa explosão inicial são

bilhões de corpos celestes: estrelas, planetas, cometas, luas, etc., incluindo aí,

naturalmente, nossa galáxia, contendo o planeta Terra entre milhões de espécies

já existentes. A maioria das espécies produzidas pelo Universo não resistiu ao

meio ambiente; entre as que sobreviveram encontra-se o homem, a barata,

lagartixa e milhares de outros que você conhece.www.galenoalvarenga.com.br/publicacoes-livros-online/homem-animal-de-duas-cabecas/o-aparecimento-dos-seres-vivos-2

Prentice Mulford era um professor sábio e não dogmático . Isso éevidente em suas próprias palavras: “Na vida espiritual toda pessoa é a sua ou o seu próprio descobridor, e você não precisa afligir-se se as suas descobertas não forem acreditadas por outros. É da sua conta ir adiante, encontrar mais, e aumentar a sua própria felicidade.”
Prentice Mulford foi um jornalista, escritor e espiritualista norte americano..

 

Qual a sua opinião sobre a AMORC (Antiga e Mistica Ordem Rosa Cruz)?

Fui filiado a Amorc durante 6 anos ,de 1972 a 1976. 
Uma das vergonhas que tenho na vida eh ter distribuido alguns folhetos convidando pessoas a se filiarem a essa Organização.

Respostas:

Odin
Melhor resposta:  Não entendo porque sentes vergonha de ter participado da AMORC.... 
Pois se vc não gostou, pelo menos aprendeu algo sobre a mesma, e isto é que é válido. É uma seita que pode ser boa para alguns, e não tão boa para outros... Depende apenas da cabeça de cada um. 
Há um velho ditado que diz: 

O que não nos mata, nos faz mais forte.
Valorizo os conhecimentos que esta Ordem divulga, mas jamais me filiaria a ela, assim como a qualquer outro tipo de organização fechada ou religião.
Pense, reflita, estude! 
A seiva da sabedoria quando dada por mão anônimas é veneno, a não ser aquela dada por nossos pais e mestres pela vida afora. 
A seiva da sabedoria que transforma, edifica, liberta e purifica é aquela que buscamos, lutamos e nos esforçamos com sacrifício para ter; portanto leia, estude, mas principalmente ouça, perceba como as coisas se formam, mudam de "cara" muitas vezes para nos conquistar. 
Pra iniciar, comece lendo o Gustavo Barrosso, A história Secreta do Brasil, são 04 volumes da década de 30, mas cuidado com a historia secreta do brasil fajuta, aquela reeditada apenas para contar o lado bom da história, aí vc verá muita coisa a ser explicada por esta e tantas outras "ordens" por aí. 
Paz e Bem!!
errante · 7 meses atrás
DEBATE :    EXISTE   OUTRA VIDA  APÓS A MORTE  ???????  Preste atenção á  fala  do Psiquiatra de Belo Horiizonte  Galeno Procópio  aos 25:07 desse vídeo
 



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www.cyocaminho.com.br/Unitarianismo.html

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Unitarismo x Unicismo

 
O unitarismo (ou unitarianismo) é uma corrente de pensamento teológico que afirma a unidade absoluta do ETERNO. Há dois ramos principais do unitarismo, os unitários bíblicos que consideram a Bíblia como única regra de fé e prática, assemelhando as demais religiões cristãs evangélicas, exceto, claro, pela concepção unitária do ETERNO...

[Diagrama: Genealogia Denominacional]

Edição de O Caminho

 

...E, os unitários universalistas, surgido recentemente nos Estados Unidos, que pregam a liberdade de cada ser humano para buscar a sua própria Verdade e a necessidade de cada um buscar o crescimento espiritual sem a necessidade de religiões, dogmas e doutrinas.

Nota de o Caminho:  Geralmente, decepcionados com as “denominações” por contradições doutrinárias ou por explorações (comercio) das pentecostais que pregam a prosperidade, a tendência destes é não aceitarem a “construção de templos” [desigrejados]... Porém,com isto,acabam lentamente migrando para segunda concepção unitariana – os universalistas.

Os unitários não devem ser confundidos com os unicistas. Os primeiros [unitarianos] entendem que o ETERNO é um e único, o Pai de Yaohushua hol’Mehushkyah; que, como sendo o Verbo, é o nosso Criador (por deferência e poder do Pai – Jo 1:1-3, 14, cf. Hb 1:2. Já os unicistas entendem que o Pai, o Filho e o Espírito são manifestações diferentes do mesmo o ETERNO [modalismo]

Apesar de sua origem em igrejas cristãs (geralmente identificados com as correntes de combate ao trinitarianismo), teve diversas manifestações ao longo da História; com apoio por vezes parcial ou total com outros movimentos que compartilham seu comum desacordo com o dogma da trindade, como o subordinacionismo, o arianismo, o serventismo ou o socianismo.

Desde o século XIX, uma ala do unitarismo contemporâneo, conhecido atualmente nos Estados Unidos como unitarismo universalista, deixou de impor credos ou de fazer provas de doutrina como critério de participação [“aqui pode tudo, menos a trindade”]; enquanto que a ala mais antiga, conhecido como unitarismo bíblico ou restauracionista procura seguir os preceitos cristãos conforme ensinados na Bíblia Sagrada.

Antecedentes: O debate cristológico dos primeiros séculos e a controvérsia ariana.

Dado que a palavra e o conceito de Trindade, tal como se entende no sentido cristão, não constam no Novo Testamento, os unitários argumentam que o unitarismo teria seu início com o próprio Yaohushua, que, defendem, tinha consciência de ser simplesmente um homem enviado pelo ETERNO para transmitir Sua vontade; sem, todavia, ser divino, nem compartilhando da natureza do Pai.

Ao longo dos três primeiros séculos do cristianismo aparecem diversos autores que afirmam a natureza "mais que humana" de hol’Mehushkyah e atribuem-lhe um caráter divino, ou semidivino, como filho do ETERNO. Os subordinacionistas afirmavam que o Filho estava subordinado ao Pai e submetido à Sua vontade (essa era a linha defendida por praticamente todos os primeiros cristãos), enquanto que outros pensadores cristãos começavam a trabalhar com a idéia do caráter divino de Yaohushua hol’Mehushkyah e Sua identidade com a Divindade. Em outro extremo se situavam os que coligavam totalmente o Pai ao Filho, entendendo que o Pai também havia sofrido e morto na cruz (patripassianismo) e que Pai, Filho e Espírito Santo, não eram mais que modalidades ou manifestações de uma única realidade divina (sabelianismo ou modalismo). O primeiro a utilizar a palavra "Trindade" foi Tertuliano.

Nota de o Caminho:  Atribui-se a ele, a corrupção de Mt 28:19 – a formula trinitariana da imersão

Ao chegar o século IV e o Édito de Milão, todas estas discussões teológicas vieram definitivamente à tona e começou-se a defendê-las adversamente. Constituíram-se dois grandes grupos: os que afirmavam que o Filho havia sido criado pelo ETERNO, no princípio e que, portanto, não podia identificar-se com Ele. Estes, se agruparam ao redor de Ario e de Eusébio de Nicomédia, e os que afirmavam que o Filho era consubstancial (homoousios – mesma pessoa) com o Pai, liderados pelo bispo Alexandre de Alexandria e especialmente por seu sucessor, Atanásio. Mais tarde, as citações sobre “espírito santo” das Escrituras, adquiriram o mesmo conceito, dando início ao pensamento (dogma) trinitariano.

No Primeiro Concílio de Niceia (325) se aprovou oficialmente o dogma da Trindade e se condenou o arianismo como herético; uma decisão que, com os distintos caminhos dos anos seguintes, acabaria sendo confirmada pelo Primeiro Concílio de Constantinopla (381). Não obstante, o arianismo bíblico perduraria pelos reinos godos que ocuparam o Império Romano do Ocidente, em meados do século VI. Em Ario cumpre-se Dn 7:8. Das dez tribos da Europa daqueles dias, três ficaram a favor de Ario e pouco a pouco [praticamente em dois séculos] foram dizimadas pelo então futuro papado, trinitariano!

Miguel Servet e as primeiras igrejas unitárias

Ao iniciar-se a Reforma Protestante no século XVI, numerosos intelectuais começaram a publicar seus próprios pontos de vista acerca da doutrina cristã, sem esperar o beneplácito de Roma, dentro do espírito protestante de livre exame da Bíblia. Um destes foi Miguel Servet, médico e teólogo espanhol. Em seus livros De Trinitatis Erroribus (1531), Dialogorum de Trinitate (1532) e Christianismi Restitutio (1553), questionou a base bíblica e racional da doutrina trinitariana. Suas opiniões heterodoxas e sua liberdade de espírito, fizeram-no ser perseguido como herege pela Inquisição. Em Genebra foi preso pelos seguidores de Calvino e condenado a morrer na fogueira por negar a Trindade e condenar o batismo infantil (27 de outubro de 1553).

Servet influenciou vários de seus contemporâneos. O estudioso lituano Piotr de Goniadz admitiu a validade de seus argumentos e convenceu uma parte da nascente Igreja Calvinista da Polônia, que formou a chamada Igreja Reformada Menor, mais conhecida como Irmãos Poloneses sobre os postulados antitrinitários. De outra parte, o reformado liberal Sebastião Castellio reprovou duramente Calvino sua intolerância e seus fanatismo e proclamou a liberdade de consciência em assuntos de fé, um princípio que logo foi postulado pela tradição Unitariana.

Alguns anos depois, o reformador humanista italiano Fausto Socino (1539-1604) desenvolveu sua própria obra teológica, marcada pelo antitrinitarianismo e o uso da racionalidade. Para Sozzini, a religião evocava questões que estavam "além da razão" (contra rationem), pelo que os credos deviam concordar com a razão humana. Sozzini encontrou refúgio na Polônia, onde foi recebido pelos Irmãos Poloneses; onde nunca chegou a ser membro oficial do grupo, por negar-se a ser batizado de novo. Na cidade de Racóvia, próximo à Cracóvia, os Irmãos Poloneses desenvolveram um grande centro de estudos que atraiu numerosos eruditos e intelectuais de diferentes países.

Em 1605, um ano depois da morte de Sozzini, os sozzinianos da Igreja Menor publicaram o catecismo racoviano, resumo das doutrinas de seus mestres e que teve uma grande influência nos anos posteriores na Alemanha, nos Países Baixos e na Inglaterra. A Igreja Reformada Menor desapareceu em 1640 pela crescente intolerância na Polônia em decorrência do início da Contrarreforma.

Entretanto, o reformado húngaro Ferenc Dávid havia abandonado o calvinismo para pregar o cristianismo unitário na Transilvânia (região que atualmente se encontra na Romênia), influenciado pelo médico italiano Giorgio Blandrata, seguidor das idéias de Servet. O rei João Sigmundo da Transilvânia aceitou o unitarismo e ditou o primeiro édito de tolerância religiosa da história moderna da Europa, em 1568, para permitir a livre prática religiosa em seu país, incluindo o catolicismo. Este status especial perdurou, com dificuldades por conta da invasão da Transilvânia pela Áustria no século XVIII e o domínio mais ou menos efetivo do Império Austro-Húngaro e, posteriormente da Itália fascista, após a Primeira Guerra Mundial; hoje existe entre os magiares as Igreja Unitária Húngara e Igreja Unitariana da Transilvânia na Romênia.

O unitarismo na Inglaterra e nos Estados Unidos

Na Inglaterra, o impulso religioso radical da Reforma permaneceu entre os Dissenters, nome que englobava as igrejas livres opostas à hegemonia da Igreja Anglicana. O pensador John Biddle foi muito influenciado pelo socinianismo, e a filosofia de John Locke conjuntamente com os racionistas do iluminismo ganharam muitos adeptos, tanto entre o clero anglicano quanto entre pensadores e cientistas ingleses da época. Por fim, o pastor anglicano Theophilus Lidsey fundou a primeira igreja unitariana inglesa em Londres, com Joseph Priestley. Além de religioso [suas doutrinas deram origem aos Puritanos], ele era cientista (descobriu o Oxigênio e outros gases) e político (apoiava abertamente a Revolução Francesa, o que lhe acarretou numerosas antipatias ao ponto de ter que emigrar para a América, após terem incendiado sua casa). Posteriormente, Priestley ajudou a fundar a primeira igreja unitariana da Filadélfia, EUA, em 1796.

Entre os protestantes puritanos que haviam emigrado às colônias da América do Norte, se produziu uma evolução similar à ocorrida na Inglaterra. Os pastores puritanos se cindiram em dois grupos, um conservador, de convicções calvinistas, e outros liberal, racionalista e de idéias arminianas e arianas. No princípio do século XIX, os pastores liberais das igrejas da Nova Inglaterra reconheciam como seu líder a William Ellery Channing, de Boston; cidade que se converteu no núcleo do Unitarismo norte-americano, até o ponto que se dizia que a fé dos unitarianos se baseava na unidade do ETERNO, na humanidade de Yaohushua e na vizinhança de Boston.

Por toda Gales e no Reino Unido em meados do século XVI existiam igrejas sabatistas consideradas Igrejas "não conformes" que eram unitarianas; a enciclopédia Chambres diz da Church of God Millyard uma igreja que se aferrava na observância do sábado e eram igualmente unitariana.

Os cristãos unitarianos dos países anglo-saxões, que eram de orientação principalmente ariana, acabaram negando não só ao dogma da Trindade, como afirmando que Yaohushua hol’Mehushkyah não fosse nada mais que um homem, ainda que vendo nele ao profeta que havia sido eleito pelo ETERNO para transmitir sua revelação aos homens, como provavam seus numerosos milagres. Os milagres de Yaohushua eram, pois, a demonstração empírica de sua eleição divina como Salvador, mas não como Criador; conceito estes, básico dos TJs. Os unitarianos rejeitavam as manifestações espiritualistas ou emocionais de fervor religioso do Grande Avivamento que estava produzindo-se nas igrejas ortodoxas do puritanismo anglo-saxão. Muitos deístas, como Thomas Jefferson, se manifestaram favoráveis à doutrina.

R.W. Emerson e o transcendentalismo

Em 15 de julho de 1838, Ralph Waldo Emerson, que havia sido ministro Unitário em Boston, pronunciou um discurso (The Divinity School Address) na Universidade de Harvard com resultado decisivo para a história do unitarismo norte-americano. Influenciado pelo romantismo alemão e pelo hinduísmo, Emerson propôs uma via intuitiva ao ETERNO, baseada na capacidade inata da consciência individual, sem a necessidade de milagre, hierarquias religiosas ou mediações. Esta filosofia espiritual recebeu o nome de transcendentalismo. Apesar da ideologia liberal de Harvard, o incidente foi considerado um escândalo, mas, muitos pastores e teólogo unitários, particularmente os mais jovens, descobriram na via transcendentalista de Emerson uma forma de superar a rigidez intelectual imperante no unitarianismo e desenvolver uma fé individualista e renovadora, além dos limites da revelação bíblica. Theodore Parker foi o grande renovador do unitarismo norte-americano, seguindo as linhas definidas por Emerson. O principal defensor do unitarianismo tradicional de base bíblica foi Andrews Norton. A divisão entre transcendentalista e unitarianos bíblicos se manteve até finais do século XIX.

O Unitarismo universalista, uma exceção bíblica!

Em 1933, divulgou-se nos Estados Unidos um documento chamado Manifesto Humanista, subscrito por um grande número de cientistas e intelectuais, entre esses vários líderes unitários, que significou o início de uma nova maneira de entender a religião do tipo naturalista em que conceitos como "o ETERNO" ou "vida depois da morte biológica" deixavam de ser centrais. Segundo os humanistas, a religião devia deixar de especular sobre realidades metafísicas e concentrar-se exclusivamente na transformação do mundo e no aperfeiçoamento moral do ser humano [o Espiritualismo ou Nova Era, com suas milhares de vertentes]. O humanismo teve um impacto notável nas Igrejas Unitárias do âmbito anglo-saxão, chegando inclusive a tornar-se a corrente majoritária do unitarismo norte-americano. Todavia, o unitarismo cristão de base bíblica e o panteísmo transcendentalista mantiveram-se coexistindo com a nova doutrina. Assim, desde meados do século XX, o unitarismo norte-americano foi deixando de ser uma igreja exclusivamente cristã e protestante para converter-se progressivamente em uma igreja liberal sem credo e cada vez mais multiconfessional, tornando-se o que alguns atualmente chamam de unitarismo universalista. Recentemente, esta tendência se incrementou com a existência nas Igrejas Unitárias anglo-saxãs de pessoas que, além de unitárias, definem-se também como judeus, budistas, neopagãos ou de outras religiões.

Os unitários norte-americanos de fundiram com a Igreja Universalista da América para fundar em 1961 a Associação Unitária Universalista, cuja sede central encontra-se em Boston.

Unitarismo contemporâneo, longe do unitarianismo bíblico!

Em 1995, constituiu-se o Conselho Internacional de Unitários e Universalistas (ICUU) para coordenar as diversas igrejas e associações unitárias e universalistas no mundo. Atualmente, calcula-se que existem cerca de 800 000 unitários em 25 países do mundo, principalmente nos Estados Unidos, Romênia, Hungria, Canadá, Grã-Bretanha e Irlanda (Igreja Presbiteriana Não-Subescrevente da Irlanda) e minoritariamente em outros países. Dentro das comunidades unitário-universalistas há unitários cristãos, universalistas trinitários e pessoas de outras convicções religiosas. Também existe grupos unitários cristãos que não são ligados à Associação Unitária-Universalista e suas congêneres nacionais.

O modelo de organização das congregações unitárias é democrático e participativo, tendo como base a autonomia de cada grupo local. Os membros da congregação se reúnem periodicamente em assembléia para discutir os assuntos da comunidade e eleger os cargos eletivos. Esta forma de organização deriva de suas origens protestantes. As associações nacionais estão baseadas na união federal das congregações locais. Os dignitários nacionais são eleitos por procedimentos democráticos pelos delegados das congregações e são renovados periodicamente. O presidente da associação nacional de congregações (que em Transilvânia e Hungria tem hierarquia de bispo) não tem autoridade doutrinária e costuma ser mais bem uma figura representativa que atua como porta-voz da Igreja perante a sociedade e os meios de comunicação.

Algumas Igreja Unitárias têm clero e outras não, conforme a tradição histórica de cada país. Nos países onde há ministros cada congregação é livre para decidir se quer uma gestão totalmente laica ou se deseja ter um ministro, durante quanto tempo e quando decide substituí-lo por outro. Podem ser ministros tanto homens como mulheres sem importar seu sexo, estado civil nem orientação sexual. O trabalho de um ministro se centra em dirigir os serviços religiosos e as cerimônias públicas, prestar assistência pastoral aos membros da congregação que solicitem sua ajuda e conselho, e periodicamente deve prestar contas de sua gestão ao comitê diretivo da congregação.

Outros não-trinitários contemporâneos

Outras igrejas cristãs, também têm uma teologia antitrinitária, sem conexão atual com o unitarismo histórico, mas que de alguma forma são frutos daqueles. Entre essas se destacam as Testemunhas de Jeová, a Mensagem de William Branham, Igreja de Deus do Sétimo Dia [com a dissidência Israelitas da Nova Aliança] e os cristadelfianos. Já os unitarianistas bíblicos não são propriamente igrejas, mas grupos de pessoas, que independentemente de igrejas, professam fé unitariana e buscam reconstruir o caminho histórico do unitarianismo. Essas igrejas e grupos combinam a recusa da doutrina da Trindade (com distintas variantes), com uma interpretação rigorista e, em certos casos, fundamentalista dos textos bíblicos, o que as distingue muito claramente das igrejas unitárias universalistas, que sempre têm se inclinado ao extremado liberalismo teológico. Outros grupos liberais de inspiração cristã, como a Igreja da Unidade e outras correntes do Novo Pensamento também mostram uma inclinação às idéias unitaristas. O espiritismo kardecista, que se autoproclama como uma religião cristã, também nega o dogma da trindade; pendendo exclusivamente ao ‘terceiro deus’.

Rituais e celebrações das igrejas unitárias universalistas

As igrejas unitárias têm sua origem na reforma protestante, pelo que muitas de suas tradições e celebrações refletem este legado cultural. Sem embargo, uma das características principais desta tradição religiosa é sua enorme variedade e sua tendência a experiências e inovações.

Serviços de culto unitários

Os serviços de culto normais ocorrem tradicionalmente no domingo de manhã. É o momento em que toda a congregação se reúne para celebrar sua fé em comunidade. Os serviços costumam iniciar com uma peça musical enquanto os assistentes tomam assento e centram seus pensamentos no ato que vão compartilhar. Desde os anos 60 do século XX é cada vez mais frequente que o ministro ou um membro da congregação acenda uma chama num cálice ou taça enquanto recita umas palavras relativas à fé que compartilham todos os assistentes (que são geralmente distintos em cada sessão, sem seguir nenhuma norma fixa). O cálice aceso se converteu no símbolo de identificação compartilhado pela maioria dos grupos Unitários de todo o mundo e costuma ser utilizado também como logótipo em suas páginas Web e em suas publicações.

Após a leitura das comunicações das distintas comissões, grupos de discussão e meditação, ou outras atividades de estudo, fraternidade e recreação vinculadas à vida cotidiana da congregação, o serviço de culto continua com a leitura de textos religiosos ou filosóficos. Também costuma haver cânticos (geralmente da tradição cristã protestante, ainda que cada vez se publiquem mais hinos exclusivamente unitaristas). Também se costuma realizar atos para os mais pequenos, que em seguida são conduzidos por seus monitores às salas de aula onde se dá formação religiosa para crianças e jovens.

O núcleo da celebração é, habitualmente, o sermão ou exposição oral do ministro ou do líder laico que dirige o serviço religioso. Ocasionalmente, principalmente se a congregação é pouco numerosa, se abre um espaço para o debate entre os assistentes sobre as idéias apresentadas pelo ministro em seu sermão.

Ritos e cerimônias

Nas igrejas unitárias celebram-se habitualmente cerimônias de dar nome ou bênção às crianças (não se pode falar propriamente de batismo), bodas e funerais. Estes atos não são restritos aos membros da congregação, podendo ser solicitados, também, por outras pessoas. Em sociedades multi-culturais como os Estados Unidos e o Canadá, são muitos os casais de duas tradições religiosas distintas que decidem casar-se em uma igreja Unitária devido ao seu caráter ecumênico e pluralista. As igrejas unitárias celebram, também, regularmente e com normalidade, uniões matrimoniais entre pessoas do mesmo sexo.

Celebrações experimentais

As congregações unitárias mais inovadoras são propensas a organizar em certas ocasiões celebrações pouco ortodoxas, nas quais se pode utilizar teatro, dança e outras expressões artísticas em substituição ao sermão habitual.

As igrejas unitárias desenvolveram, também, rituais originais próprios, como a Comunhão das Flores, criada pelo pastor Norbert Čapek, da República Tcheca. Essas novidades nas celebrações é sinal da progressiva diferença entre as igrejas Unitarianas, com relação aos ofícios religiosos, e outras confissões de origem protestante.

Também é relativamente frequente a celebração de festividades específicas de outras religiões, como a Hanukkah judaica, cerimônias budistas, Shinto, etc. Nos Estados Unidos se percebe, também, uma influência crescente do neopaganismo e das religiões nativas americanas. Essa pluralidade se percebe de forma ambivalente, em ocasiões, como riqueza na diversidade e, em outras ocasiões, como desvirtuação das essências do unitarianismo. Assim, apareceram recentemente grupos que discordam do excesso de pluralismo e sincretismo que percebem no unitarismo moderno, geralmente reivindicando um regresso às suas raízes cristãs. Um exemplo é a Conferência Unitária Americana (AUC).

Sabelianismo, a origem do unitarismo

No cristianismo, sabelianismo (também conhecido como modalismo, patripassianismo, unicismo, monarquianismo modalista ou monarquianismo modal) é a crença não-trinitária de que o ETERNO Pai, o ETERNO Filho e o Espírito Santo são diferentes "modos" ou "aspectos" de um ‘DEUS” único percebido pelo crente em vez das três pessoas distintas da Trindade; mas longe da Verdade* bíblia

*Unitarianismo – Um único UL’HIM, que gerou a um Filho e lhe deu o poder da Palavra, tornam=do-se o nosso Criador (UL) e Redentor, quando veio em carne.

O termo sabelianismo deriva de Sabélio, um padre e teólogo do século III d.C. e defensor da tese. Ele foi um discípulo de Noeto, motivo pelo qual os seguidores desta crença são chamados nas fontes patrísticas de noecianos. Já Tertuliano batizou-a de patripassianismo.

Significado e origens

O sabelianismo histórico ensinava que o Pai era a única existência verdadeira de “DEUS”, uma crença conhecida como monarquianismo. Um autor descreveu o ensinamento de Sabélio assim: A verdadeira questão, portanto, se torna esta, o que constitui o que chamamos de 'pessoa' na Divindade? É original, substancial, essencial à própria divindade? Ou é parte dos desenvolvimentos e formas de aparecer que a Divindade criou para si, para suas criaturas? A primeira opção, Sabélio negava. Esta última ele admitia completamente.

Os modalistas afirmam (acertadamente, neste ponto) que o único número atribuído ao ETERNO na Bíblia é "UM" (ou UNO) e que não existe nenhuma trindade inerente atribuída à “DEUS”; explicitamente nas Escrituras. O número três nunca é mencionado na Bíblia com relação ao ETERNO, e as duas únicas exceções possíveis são Mateus 28:16-20 (chamado de "a Grande Comissão” com a subsequente formula trinitariana do batismo; hoje, confirmada como sendo apócrifa), II Coríntios 13:13 (uma má tradução) e o Comma Johanneum, que hoje, também sabe-se ser mais uma passagem espúria, interpolada, em I Jo 5:7, conhecida principalmente pela tradução do rei James e em algumas versões do Textus Receptus e que não é incluída na maior parte das versões críticas modernas e, quando presente, vem acertadamente, entre parenteses. Eles acreditavam que o ETERNO teria três "faces" ou "máscaras" (em grego: πρόσωπα - prosopa; latim personae). Já os trinitários acreditam que os três membros da Trindade estavam presentes como seres aparentemente distintos no batismo de Yaohushua e acreditam que há outras evidências nas escrituras para a crença trinitariana; geralmente por desconhecimento profundo das Escrituras. Mc 12:24.

O Modalismo tem sido principalmente associado a Sabélio, que ensinava uma forma dele em Roma no século III d.C, como discípulo de Noeto e Práxeas.

Hipólito de Roma conheceu Sabélio pessoalmente e o mencionou na Philosophumena e sabia que Sabélio não gostava da teologia trinitária, mas ainda assim atribuiu a interpretação (heresia) à Calisto e Noeto, mas não a Sabélio, que ele diz ter sido dubvertido. O sabelianismo foi adotado pelos cristãos da Cirenaica, a quem Demétrio, patriarca de Alexandria escreveu cartas argumentando contra a crença.

Acredita-se também que o termo grego homoousia ou "consubstancial", que era o favorito de Atanásio de Alexandria na controvérsia ariana, foi de fato um termo proposto por Sabélio e, por isso, era utilizado com ressalvas pelos seguidores de Atanásio. A objeção ao termo era a de que ele não existe nas Escrituras e tem uma tendência “sabeliana".

Derivação da filosofia grega, assim como a trindade

O monarquianismo modal originou-se da influência filosofia grega pagã, incluindo as teses de Euclides e Aristóteles, que baseavam a sua lógica no monismo e nos argumentos aristotélicos sobre o conceito da energeia (energia) chamada metafísica. Como o conceito que a ontologia (também chamada de metafísica) podia ser reduzida ou para uma única substância detectável (chamada de teoria da substância) ou um único ser (o conceito do Absoluto), a lógica aristotélica foi a forma com que, ontologicamente (via metafísica), o filósofo helênico (pagão) Aristóteles pôde racionalizar para desconstruir a consciência humana, sua existência e o próprio ser; para conseguir representar o seu ponto de vista da Mônade ou "unicidade" (unidade de todas as coisas), como unidade ou unicidade na "idéia" do ETERNO e a substância do ETERNO (ousia) como essência ou categoria universal acima do ser finito.

Modalismo é a idéia de um DEUS como esta única substância ou ser chamado em grego de ousia. S. João Damasceno dá a seguinte definição do valor conceitual dos dois termos em sua dialética: Ousia é a coisa que existe por si própria e que não precisa de mais nada para sua consistência. Novamente, ousia é tudo que 'subsiste' por si e que não tem sua existência em outra coisa.): pg. 51-55. Esta ousia que então emana sequencialmente várias realidades infinitas (hypostasis) e não-criadas. Sabélio foi um dos primeiros teólogos cristãos que aplicou este raciocínio metafísico pagão (lógica aristotélica) no cristianismo. Ele tentou reduzir cada uma das hipóstases do ETERNO a simples "modos" da essência do ETERNO: pg. 44-67; uma única essência ou ousia, removendo assim qualquer distinção entre as existências de deus e a essência do ETERNO: pg. 44-67.

Posteriormente, estas realidades foram novamente representadas pelos filósofos não cristãos após o aparecimento do cristianismo, como o neo-platonismo que as representou como se amalgamando e fundindo uma na outra. Para Plotino, a Mônade ou Uno (o dynamus, dunamis, potencial, potentia) e o Díade (criador, energeia, ato) ambos emanam à Tríade; Trindade (Espírito ou Anima Mundi). Plotino então reconcilia Aristóteles e Platão em suas obras, as Enéadas. Plotino ensina ainda que a energia ou ato tenha que ter força ou potencial para emanar (dunamis ou potential definido como uma vitalidade indeterminada de acordo com A. H. Armstrong). Estas realidades se fundem em um mundo material (cosmos) ou universo. Assim, Tomás de Aquino, em seu "Cinco Provas da Existência do ETERNO", inicia sua prova a partir de raciocínios de filósofos pagãos sobre a existência de um deus criador (demiurgo), único em três perssonaes.

Críticas históricas ao sabelianismo

As nossas principais fontes para o monarquianismo inicial do tipo modal são Tertuliano (Adversus Praxean), Hipólito de Roma (Contra Noetum - fragmento) e a Philosophumena. Contra Noetum e a perdida Syntagma foram usadas por Epifânio de Salamina (Haer. 57 "Noecianos"), mas as fontes dele para o capítulo 62 (Sabelianos) são menos claras. O maior crítico do sabelianismo foi Tertuliano, que o chamou de "Patripassianismo" em Adversus Praxeas (cap. I), das palavras latinas pater ("pai") e passio do verbo "sofrer", pois o movimento pregava que o Pai teria sofrido na cruz. É importante notar que as nossas únicas fontes que sobreviveram sobre o sabelianismo são de autoria de seus detratores; porém, notamos nelas o desejo de explicar as passagens bíblicas incoerentes com o modalismo, mas, perfeitamente [para eles] explicadas pela trindade.

Acadêmicos hoje em dia não concordam sobre o quê exatamente Sabélio e Práxeas ensinaram. É fácil supor que Tertuliano e Hipólito tenham exagerado ou interpretado maliciosamente as opiniões de seus adversários; e, por isto, o modalismo ainda hoje é o primeiro passo [doutrina] para os que não aceitam a trindade. Assim, o unicismo continua “vivo” até hoje!

Tertuliano parece afirmar que a maioria dos crentes naquele tempo favoreciam o ponto de vista sabeliano da unicidade do ETERNO[16] . Epifânio de Salamina (Adv Haeres 62), por volta de 375, relata que os aderentes do sabelianismo ainda podem ser encontrados em grande quantidade, tanto na Mesopotâmia e em Roma[1] . O primeiro Primeiro Concílio de Constantinopla (381), no cânone VII, e o Terceiro Concílio de Constantinopla (680), no cânone XCV, declararam que o batismo de Sabélio (sem mencionar “nenhuma” das pessoas da divindade) era inválido, o que indica que a crença ainda existia na época.

Outras...

Em 225, Hipólito de Roma citou-os sob o nome de "noecianos" em sua obra "Refutação de todas as heresias": ‘E alguns deles concordam com a heresia dos noecianos e afirma que o próprio Pai é o Filho e que Ele é que foi gerado e sofreu e morreu. Sobre estes, eu voltarei para oferecer uma explicação de maneira mais exata, pois esta heresia deles já deu motivo para muitas maldades’...

Dionísio de Roma escreveu uma obra chamada "Contra os sabelianos", na qual ele afirma: ‘Na verdade seria justo lutar contra aqueles que, ao dividir e rasgar a monarquia, que é o mais augusto dos anúncios da Igreja do ETERNO em, como se fossem três poderes e distintas substâncias (hipóstases) e três divindades, destruindo-a. Pois eu ouvi que alguns que pregam e ensinam a palavra do ETERNO entre vocês professam esta opinião, que de fato é, por assim dizer, diametralmente oposta à opinião de Sabélio. Pois ele blasfema ao dizer que o próprio Filho é o Pai e vice-versa’.

Tertuliano também escreveu uma obra inteira contra os sabelianos, chamada "Contra Práxeas", onde ele defende ferozmente o trinitarismo, contrapondo suas idéias às de Práxeas, a quem ele faz a seguinte afirmação: ‘Não, mas você de fato blasfema, pois você alega não somente que o Pai morreu, mas que Ele morreu a morte na cruz. Pois amaldiçoados são os que são enforcados numa árvore - uma maldição que, seguindo a Lei, é compatível com o Filho (no sentido de que Cristo foi feito uma maldição para nós, mas certamente não o Pai); mas como, porém, você converte Cristo no Pai, você também é culpado de blasfêmia contra o Pai’.

Influências

Tanto Michael Servetus quanto Emanuel Swedenborg têm sido interpretados como sendo proponentes do modalismo. Ambos descreveram “DEUS” como sendo "Uma Pessoa Divina", “Jesus Cristo”, que tem uma "Alma Divina de Amor", "Mente Divina de Verdade" e "Corpo Divino de Atividade". “Jesus”, por um processo de união de sua forma humana com o Divino, se tornou inteiramente um com sua alma divina do Pai a ponto de não haver mais distinção de personalidade’.

Pentecostais do nome de Jesus

Os Pentecostais do nome de Jesus ensinam que ‘o Pai (um ser divino) está unido com Jesus (um homem) como o Filho de DEUS’. Porém, há diferenças significativas com o modalismo sabeliano, pois eles rejeitam o sequencialismo modal e aceitam completamente a crença de que a humanidade do Filho foi criada (e não é eterna, como prega o modalismo sabeliano), que foi o homem Jesus que nasceu, foi crucificado e ressuscitou.

Esta denominação cristã acredita, portanto que o hol’Mehushkyah (Messias) foi "Filho" apenas quando se tornou humano na terra (encarnando como o homem Yaohushua), mas que era o Pai antes de ser feito homem. Eles se referem ao Pai como "Espírito" e ao Filho como "Carne". Mas eles acreditam que Yaohushua e o Pai era essencialmente uma pessoa operando como diferentes "manifestações". Eles rejeitam ainda a doutrina da Trindade, sendo "pagã", e não prescrita na Bíblia e acreditam na "doutrina do Nome de Yaohushua" no que diz respeito aos batismos tão somente em nome de Jesus. Eles são frequentemente referidos como "modalistas" ou "sabelianos" ou "Só Jesus".

Porém, não é certo afirmar que Sabélio tenha ensinado um modalismo dispensacional ou ensinado o que hoje é a doutrina do Pentecostalismo do Nome de Jesus [não confundir com o pentecostais, uma vez que estes últimos são trinitarianos espíritas] uma vez que todas as suas obras se perderam.

Portanto, as diferenças básicas entre Unicismo fundamentalista, o Unicismo universalista e Unitarianismo bíblico é que o primeiro ensina que “DEUS” manifestou-se em três formas modais, PAI, no VT; FILHO no NT e hoje, como Espírito Santo... O segundo (universalista) nega a filiação e assim, ensina que o homem JESUS foi apenas um profeta chamado para exercer a filia, morrendo na cruz (muitos negam, inclusive, a ressurreição)... Já, os unitarianos reconhecem, biblicamente, o PAI (YAOHUH UL’HIM) como a origem de tudo e, que ESTE tendo gerado um FILHO  (na eternidade), enviou-nos o Seu Filho em Carne; porém sem seus atributos divinos para que assim pudesse morrer pela criação. Ensina também que as citações bíblicas sobre o ESPÍRITO SANTO se referem ao PAI ou ao FILHO (o contesto  define) e que todas as manifestações divinas no VT via de regra revelam o FILHO! Isto, levando-se em consideração a citação de Jo 1:18 – Ninguém jamais viu ao Pai, o Filho é que O revelou!!!